Aula com sabor
AUTORA
Professora Simone Padilha, quinto ano
Trabalhar a degustação com os estudantes é uma atividade que pode ajudar a desenvolver o paladar, a curiosidade e o interesse pelos alimentos, além disso, pode estimular a apreciação de uma variedade de alimentos e incentivar uma alimentação saudável.
Com base nesse pensamento, foi realizado juntamente com os estudantes do 5 Ano, da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, a exploração do gênero textual "Lendas", em específico as lendas indígenas, que são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor, falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações.
Em um primeiro momento, como instrumento disparador, foi realizada uma leitura, " A lenda do açaí", porém instigando os estudantes a curiosidade através do questionamento, sem contar o nome da fruta durante a contação.
Após, foi realizado um mapa mental coletivo sobre as características do gênero, realizada ainda a interpretação da referida lenda e apresentado aos estudantes os benefícios do açaí.
Como síntese integradora, foi realizada a degustação de uma porção de açaí entre todos os presentes.
A educação pode ser transformadora, trabalhar um gênero textual, com características próprias e ainda sentir o sabor do que se fala pode contribuir significativamente para aprendizagem.
Professora Simone Padilha, quinto ano
Trabalhar a degustação com os estudantes é uma atividade que pode ajudar a desenvolver o paladar, a curiosidade e o interesse pelos alimentos, além disso, pode estimular a apreciação de uma variedade de alimentos e incentivar uma alimentação saudável.
Com base nesse pensamento, foi realizado juntamente com os estudantes do 5 Ano, da Escola Municipal do Campo Machado de Assis, a exploração do gênero textual "Lendas", em específico as lendas indígenas, que são narrativas de tradição oral que falam sobre questões vinculadas à existência e a sentimentos como o medo, a coragem, a dúvida, o amor, falam sobre erros, acertos e sobre os enfrentamentos da vida, questões nem sempre fáceis de serem elaboradas. Portanto, a leitura desses textos deve proporcionar a reflexão sobre como o outro vê e lê o mundo e como conta suas histórias. Nessas obras o texto é interativo e multimodal: as narrativas são permeadas de referências a sons, olfato, tato e sensações.
Em um primeiro momento, como instrumento disparador, foi realizada uma leitura, " A lenda do açaí", porém instigando os estudantes a curiosidade através do questionamento, sem contar o nome da fruta durante a contação.
Após, foi realizado um mapa mental coletivo sobre as características do gênero, realizada ainda a interpretação da referida lenda e apresentado aos estudantes os benefícios do açaí.
Como síntese integradora, foi realizada a degustação de uma porção de açaí entre todos os presentes.
A educação pode ser transformadora, trabalhar um gênero textual, com características próprias e ainda sentir o sabor do que se fala pode contribuir significativamente para aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário