13 DE MAIO – ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA – 134 ANOS

AUTORA
Professora Simone Padilha, 4º ano B

No dia 13 de maio de 2022, sexta-feira, em conjunto com a turma foram desenvolvidas atividades de incentivo a leitura e discussão sobre o tema Abolição da Escravatura, foram feitos debates sobre a orígem e como se deu a escravidão em nosso país. 

A discussão de como a escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante um período de muitos anos e foi responsável pela escravidão de milhões de pessoas foi alvo de debate em sala de aula, houve por parte dos alunos inúmeras reflexões e relatos sobre o tema e de como ainda existe a luta por uma sociedade justa e sem preconceito. 

Alguns pontos discutidos também foram as leis abolucionistas com enfoque no estudo da Lei Áurea e como foi a situação dos ex-escravos na sociedade após o fim da escravidão. 

Para fixar o contéudo trabalhado, em um resumo total da história, alguns alunos se fantasiaram de alguns personagens no decorrer da história da escravidão no Brasil, realizaram a confecção de cartaz e por fim apresentaram para outros colegas da escola o trabalho desenvolvido.


Para entender história é preciso vivê-la, e isso podemos fazer através da nossa imaginação, tentar compreender um passado de tristeza e sofrimento vivido por milhões de pessoas nos faz refletir sobre o valor da vida, o respeito ao próximo e a esperança de um mundo em que se busca equidade e justiça social. 

Teixeira Soares, em 13 de maio de 2022. 

A história é vital para a formação da cidadania. Ela nos mostra que, para compreender o que está acontecendo no presente, é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade brasileira. (Boris Fausto).


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teixeira Soares e suas localidades

Amantes da natureza