EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA É ABORDADA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA LOCADORA DE PRODUTOS
AUTORA
Professora Simone Padilha, 4º ano B
Data da realização: 03/10/2022
Alguém pode acreditar que para empreender é necessário nascer com algum talento especial. Na verdade, podemos refletir que empreender é um conjunto de comportamentos e habilidades que podem ser desenvolvidos e aplicados não apenas para abrir empresas ou criar negócios, mas também para aprimorar a atuação em qualquer profissão.
Pensando nisso, faz todo sentido incluir a educação empreendedora na escola, pois a missão da escola, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, é formar cidadãos críticos e conscientes, que possam contribuir como agentes de mudança na sociedade, para tanto a proposta da educação empreendedora é incluir atitudes que visem desenvolver essas habilidades. Nessa nova realidade, a escola deve ter a consciência da importância do empreendedorismo na formação dos alunos, adotando a inovação e novas tecnologias nas metodologias de aprendizado.
As aulas precisam ser estimulantes, com atividades que desenvolvam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos e foi o que observou-se no desenvolvimento da proposta do empreendedorismo na Escola Municipal Machado de Assis, onde são desenvolvidas atividades referente a educação empreendedora nas turmas do fundamental, anos iniciais, como também em todas as escolas do município de Teixeira Soares.
A proposta para o 4º ano é o desenvolvimento e construção de uma locadora de produtos na sala de aula.
O desenvolvimento da proposta iniciou-se já no início do ano letivo, com atividades orientadas no livro, e a partir disso foi adaptada de acordo com a realidade da escola.
O primeiro passo foi definir em uma assembleia qual o nome da locadora de produtos. Concluída essa ação, foi o momento de definir quais produtos poderiam estar disponíveis na locadora.
A proposta também foi estendida aos alunos do 4º A da instituição, a qual realizou atividades em sala com a coordenação da professora Orli Ap. Kuller Ferreira, contribuíram também ao trazer produtos e no dia da inauguração participaram juntamente.
Os alunos contribuíram trazendo brinquedos, fantasias e jogos, os quais foram todos etiquetados para posteriormente ser realizada a devolução. Uma ação também para estimular a curiosidade do funcionamento de uma locadora, foi a elaboração de um contrato de locação contendo cinco cláusulas específicas para o momento.
A inauguração da locadora foi realizada no dia três de outubro de 2022, com direito a vídeo de divulgação para o evento, cartazes da inauguração e vídeo do evento. Durante o evento de inauguração para estimular a participação foi realizada a promoção “Estoura Balão” com Vale descontos.
Para desenvolver algumas habilidades do cotidiano, como para trabalhar o sistema monetário, dinheiro fictício foi utilizado pelos alunos, estrutura da organização foi pensada também e disposta contendo as funções de diretoras comerciais, gerente comercial, assistente comercial, auxiliares de loja, recepção, seguranças e clientes. A locadora de produtos teve um total de rendimentos no dia da inauguração de R$825,00 e ao final do dia todos receberam lembrancinha pela participação no evento.
A atividade desde o início foi acatada com entusiasmo pelos estudantes, observado também no desempenho como um todo.
É imprescindível o aprendizado para uma vida toda, mas quando esse aprendizado é com significado faz toda a diferença!
Professora Simone Padilha, 4º ano B
Data da realização: 03/10/2022
Alguém pode acreditar que para empreender é necessário nascer com algum talento especial. Na verdade, podemos refletir que empreender é um conjunto de comportamentos e habilidades que podem ser desenvolvidos e aplicados não apenas para abrir empresas ou criar negócios, mas também para aprimorar a atuação em qualquer profissão.
Pensando nisso, faz todo sentido incluir a educação empreendedora na escola, pois a missão da escola, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, é formar cidadãos críticos e conscientes, que possam contribuir como agentes de mudança na sociedade, para tanto a proposta da educação empreendedora é incluir atitudes que visem desenvolver essas habilidades. Nessa nova realidade, a escola deve ter a consciência da importância do empreendedorismo na formação dos alunos, adotando a inovação e novas tecnologias nas metodologias de aprendizado.
As aulas precisam ser estimulantes, com atividades que desenvolvam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos e foi o que observou-se no desenvolvimento da proposta do empreendedorismo na Escola Municipal Machado de Assis, onde são desenvolvidas atividades referente a educação empreendedora nas turmas do fundamental, anos iniciais, como também em todas as escolas do município de Teixeira Soares.
A proposta para o 4º ano é o desenvolvimento e construção de uma locadora de produtos na sala de aula.
O desenvolvimento da proposta iniciou-se já no início do ano letivo, com atividades orientadas no livro, e a partir disso foi adaptada de acordo com a realidade da escola.
O primeiro passo foi definir em uma assembleia qual o nome da locadora de produtos. Concluída essa ação, foi o momento de definir quais produtos poderiam estar disponíveis na locadora.
A proposta também foi estendida aos alunos do 4º A da instituição, a qual realizou atividades em sala com a coordenação da professora Orli Ap. Kuller Ferreira, contribuíram também ao trazer produtos e no dia da inauguração participaram juntamente.
Os alunos contribuíram trazendo brinquedos, fantasias e jogos, os quais foram todos etiquetados para posteriormente ser realizada a devolução. Uma ação também para estimular a curiosidade do funcionamento de uma locadora, foi a elaboração de um contrato de locação contendo cinco cláusulas específicas para o momento.
A inauguração da locadora foi realizada no dia três de outubro de 2022, com direito a vídeo de divulgação para o evento, cartazes da inauguração e vídeo do evento. Durante o evento de inauguração para estimular a participação foi realizada a promoção “Estoura Balão” com Vale descontos.
Para desenvolver algumas habilidades do cotidiano, como para trabalhar o sistema monetário, dinheiro fictício foi utilizado pelos alunos, estrutura da organização foi pensada também e disposta contendo as funções de diretoras comerciais, gerente comercial, assistente comercial, auxiliares de loja, recepção, seguranças e clientes. A locadora de produtos teve um total de rendimentos no dia da inauguração de R$825,00 e ao final do dia todos receberam lembrancinha pela participação no evento.
A atividade desde o início foi acatada com entusiasmo pelos estudantes, observado também no desempenho como um todo.
É imprescindível o aprendizado para uma vida toda, mas quando esse aprendizado é com significado faz toda a diferença!
Comentários
Postar um comentário