INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - REPORTAGEM

AUTORA
Professora Simone Padilha, quinto ano A

Gênero textual Reportagem foi amplamente explorado entre os alunos do 5º Ano da Escola Municipal Machado de Assis.

O gênero Reportagem estava sendo estudado no componente curricular de Língua Portuguesa, aspectos como estrutura, meio em que é encontrado e qual a finalidade do gênero foram discutidos em sala. Para fixação e aquisição da habilidade a ser desenvolvida no que se refere a oralidade, foi utilizada como suporte pedagógico para desenvolvimento da atividade, a videoaula do Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor - IMM, que aborda a inteligência emocional, como entender e administrar as emoções.

Em um primeiro momento, foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto, após, uma dinâmica foi direcionada aos estudantes: “Quais as suas reações diante dos desafios encontrados durante o dia a dia? Como você trabalha e administra suas emoções?”. Os estudantes realizaram o registro em um papel de forma anônima para socialização com a turma em um segundo momento.

Como o gênero abordado foi "Reportagem", os alunos realizaram uma entrevista com a pedagoga da Escola Estadual do Campo de Guaraúna abordando sobre a inteligência emocional diante dos desafios da escola na atualidade.

Após a entrevista, foi realizado o registro do relato juntamente com a turma de forma escrita, sendo uma estratégia para elaboração de texto utilizando a linguagem formal, linguagem esta utilizada no gênero trabalhado.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho Infantil e Incentivo a Reciclagem

Teixeira Soares e suas localidades

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA É ABORDADA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA LOCADORA DE PRODUTOS