Xadrez

Texto da professora Camila Carneiro.

Alunos do Infantil 4 aprendem noções básicas do jogo de xadrez na Escola Machado de Assis

A atividade aleatória tornou-se permanente diante do interesse apresentado pelos alunos. Semanalmente as crianças contam com aulas de xadrez e a professora pôde notar melhoras quanto à aprendizagem.

Será que crianças tão pequenas podem aprender sobre um jogo considerado tão complexo? Essa dúvida foi sanada a partir da prática desenvolvida na Escola Machado de Assis, pelos alunos do Infantil 4, juntamente com a professora Camila Carneiro e o auxiliar de turma Paulo Fidelis Júnior.

Paulo sempre jogou xadrez desde pequeno e um dia surgiu a ideia de mostrar aos alunos as noções básicas desse jogo. Inicialmente foram utilizadas as peças e o tabuleiro disponíveis na escola. Desde o primeiro contato com o jogo as crianças demonstraram um grande interesse.

O trabalho foi se desenvolvendo de maneira positiva com aulas às sextas-feiras. Os alunos apresentaram melhoras na aprendizagem, relacionadas ao reconhecimento e nomeação de cores, nomeação de objetos e memória. O passo seguinte foi a confecção de um jogo de xadrez pelos próprios alunos. Foram utilizados materiais reaproveitados, como papelão e rolos de papel higiênico. As crianças pintaram e colaram os materiais, formando assim o jogo completo.

“As crianças se sentem orgulhosas por terem confeccionado seu próprio jogo. As aulas de xadrez são um momento muito esperado pelas crianças. Eles reconhecem o nome das peças, a quantidade, a localização no tabuleiro, o número de casas do tabuleiro. É um momento em que são trabalhados diversos conceitos que estão presentes em nosso planejamento”, observou a professora.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teixeira Soares e suas localidades

Trabalho Infantil e Incentivo a Reciclagem

LEITURA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA