SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

AUTORA
Professora Simone Padilha, 4º ano B

Data da realização: 25/08/2022

(Lei Municipal nº 1.878/2019)

Sabemos que o contato social é um elemento imprescindível na aquisição da linguagem, pois é através da interação que as pessoas vão construindo seus saberes sobre o mundo.

Com base nesse pensamento, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, Lei Municipal nº 1.878/2019, foi realizado junto ao 4º B, na Escola Municipal Machado de Assis, uma atividade voltada para a comunicação com pessoas surdas, uma importante ferramenta para promover a inclusão social. A respectiva atividade teve como principais objetivos:

• Valorizar e reconhecer a cultura surda;

• Possibilitar a interação com crianças surdas;

• Aumentar a sensibilidade no que diz respeito a interação social;

• Promover o respeito a diversidade com vista para a inclusão social.

Em um momento propício para as apresentações referentes a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, os estudantes do 4º Ano B realizaram a apresentação do poema As borboletas, de Vinícius de Moraes, usando a Língua Brasileira de Sinais, sendo essa considerada tão importante para a comunidade surda e para a população em geral, pois quebra as barreiras do silêncio que limitam a comunicação, de forma que ocorra a inclusão social. Para o desenvolvimento da atividade foram utilizados sinais, realizado por meio da junção das mãos e das articulações, além de expressões faciais e corporais. Para o entendimento do poema por todos os que estavam presentes, após a apresentação utilizando somente a Língua Brasileira de Sinais, os estudantes recitaram o poema juntamente com os sinais.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teixeira Soares e suas localidades

Amantes da natureza