Receita na prática
AUTORA
Professora Simone Padilha, 4º ano
Na terça-feira, dia 19/09/2023, os alunos do 4º Ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis colocaram em prática o gênero textual “Receita” estudado teoricamente.
Está sendo trabalhado com a turma o gênero textual “Receita” no componente curricular de Língua Portuguesa, considerada um texto instrucional, ou seja, explica como fazer algo, é um texto que vai oferecer a quem lê as instruções para fazer alguma receita. Primeiramente foi abordado o conceito com os estudantes, explicado que a receita apresenta duas partes: ingredientes (lista de coisas que será utilizada na receita) e, modo de fazer (explica passo a passo como preparar o alimento).
Após o registro das informações, foi o momento de colocar em prática o aprendizado, a proposta apresentada aos estudantes foi a realização da receita “Pirulito de bolacha Maria – alfajor no palito”. A turma foi dividida em cinco grupos para desempenho satisfatório e participação de todos.
A proposta prática foi adotada tendo em vista que culinária na escola ajuda a colocar conceitos em prática e a reforçar aprendizados, pois podem ser abordadas habilidades matemáticas básicas, sequenciamento, como trabalhar com frações, habilidades motoras, conscientização sobre desperdício, atenção, resolução de problemas, contribui ainda para ampliar o vocabulário, por meio de novas palavras em receitas, nomes de ingredientes, métodos de cozimento e muito mais.
Permitir ao estudante ser protagonista de sua aprendizagem vai além do que pode ser proposto, é permitir meios para que a aprendizagem seja construída com significado!
Professora Simone Padilha, 4º ano
Na terça-feira, dia 19/09/2023, os alunos do 4º Ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis colocaram em prática o gênero textual “Receita” estudado teoricamente.
Está sendo trabalhado com a turma o gênero textual “Receita” no componente curricular de Língua Portuguesa, considerada um texto instrucional, ou seja, explica como fazer algo, é um texto que vai oferecer a quem lê as instruções para fazer alguma receita. Primeiramente foi abordado o conceito com os estudantes, explicado que a receita apresenta duas partes: ingredientes (lista de coisas que será utilizada na receita) e, modo de fazer (explica passo a passo como preparar o alimento).
Após o registro das informações, foi o momento de colocar em prática o aprendizado, a proposta apresentada aos estudantes foi a realização da receita “Pirulito de bolacha Maria – alfajor no palito”. A turma foi dividida em cinco grupos para desempenho satisfatório e participação de todos.
A proposta prática foi adotada tendo em vista que culinária na escola ajuda a colocar conceitos em prática e a reforçar aprendizados, pois podem ser abordadas habilidades matemáticas básicas, sequenciamento, como trabalhar com frações, habilidades motoras, conscientização sobre desperdício, atenção, resolução de problemas, contribui ainda para ampliar o vocabulário, por meio de novas palavras em receitas, nomes de ingredientes, métodos de cozimento e muito mais.
Permitir ao estudante ser protagonista de sua aprendizagem vai além do que pode ser proposto, é permitir meios para que a aprendizagem seja construída com significado!
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