AS QUATRO EMOÇÕES BASE

AUTORA
Professora Simone Padilha, quinto ano

Atividade referente as quatro emoções base foram abordadas de forma atrativa e com linguagem adequada com elementos do cotidiano entre os estudantes do 5º Ano da Escola Municipal do Campo Machado de Assis.

Foi utilizado como auxílio pedagógico a videoaula do Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), onde aborda as quatro emoções base.

Em um primeiro momento foi realizado junto com a turma um diálogo sobre o assunto, capazes de influenciar nossos pensamentos e comportamentos, as emoções são um fenômeno universal. Ao construir o conceito junto com os alunos, as emoções podem ser descritas como reações que uma pessoa vivencia em resposta a uma determinada situação, o tipo de emoção que ocorre depende da situação em que a pessoa se encontra, interferindo diretamente em suas reações.

Após a apresentação das quatro emoções bases, através de emogis, foi o momento do diálogo sobre como as emoções possuem uma grande influência em nossas vidas, tendo em vista que elas podem ajudar (ou até mesmo atrapalhar) na tomada de decisões.

Foi abordado entre os estudantes também, o uso das principais redes sociais da atualidade como Facebook, Instagram e WhatsApp para expressão das emoções, o uso de emogis como a parte mais visível do fenômeno, mas também pode ser considerado a parte mais superficial, incluindo também textos, imagens e vídeos.

Após a discussão, cada estudante escolheu uma das quatro emoções base e explicou para os demais quais as reações diante da emoção escolhida, construindo assim dicas e sugestões para trabalhar diante dos desafios emocionais.

Um ponto importante foi a discussão de que quando há a dificuldade em reconhecer ou expressar as emoções de uma forma saudável, ou as reações ocasionadas por elas começam a interferir, é necessário não hesitar em buscar auxílio com um profissional habilitado. As emoções são normais para todos, o que precisamos ter cuidado é na interferência negativa que elas podem produzir em nosso dia a dia.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teixeira Soares e suas localidades

Trabalho Infantil e Incentivo a Reciclagem

AUTOCONHECIMENTO